Festa de Reis

.

O Dia de Reis ou Festa de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

 

Histórico

A data, celebrada desde o século VIII, marca o dia dedicado aos Reis Magos. Nesta data, encerram-se os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

 

Tradições

Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.

A tradição também consiste em comer o bolo de reis, conhecido como Galette des Rois, comemorando a Epifania, que  é a festa celebrada no primeiro domingo de janeiro.  A galette des Rois é um bolo de massa folhada dourada, que pode ser acompanhado de geléias e também ser recheado com vários ingredientes: frangipani , frutas, creme, chocolate, etc … É tradicionalmente produzida e consumida, alguns dias antes e após a data propriamente dita da festa dos reis.

No interior do bolo costuma se esconder uma prenda ou brinde de forma que a pessoa que encontra a prenda é coroada como o rei ou a rainha durante a festa. no ano seguinte. Em Portugal e também em outros paises as pessoas que moram nas cidades do interior, costumam ir cantar os reis de porta em porta, e as pessoas agradecem a visita, dando-lhes goluseimas e alegorias.

Feliz Dia de Reis!

Fonte: wikipédia

 

 

Deixe um comentário

Nosso Twitter

Assuntos